Qual é o melhor hambúrguer vegano do Brasil?



Uma coisa é certa:


o veganismo está cada vez mais ganhando força e a tal da carne vegana chega mais em nossos ouvidos do que nunca. É quase impossível hoje em dia não esbarrar com algum anúncio do Rebel Whopper, o hamburguer vegano do BK ou de alguma sugestão futurista por parte da fazenda do futuro. Até mesmo a Seara lançou uma versão vegana e, nos bastidores, andam os rumores de que a Nestlé está próximo de anunciar o seu.


Mas no meio de tanta discussão no mundo plant based, fica o ponto de interrogação: qual é o melhor hambúrguer vegano do Brasil?


Antes de dar a nossa resposta, é importante entender um pouco do contexto: há não muito tempo atrás, quando se falava de hambúrguer vegano, se falava numa massa de grãos circular. Basicamente, um falafel achatado. Ás vezes, víamos uma tentativa de seitan, de soja e de tofu.


Tudo meio sem graçinha...


Tendo em vista a mega popularidade de hamburgueres no mundo, a crescente onda do veganismo e variáveis de sustentabilidade, as mentes criativas de engenheiros alimentares desenvolveram processos para extrair das plantas propriedades parecidas com a proteína e a fibra da carne bovina. Aprimorando esse produto, chegamos em 2020 que, para muitos, é um paraíso do junk food vegano.


E, como bom cozinheiro e com uma leve obsessão por comida (diga-se de passagem que a quarentena não ajuda esse quadro), resolvemos experimentar todos as marcas possíveis e poder dar um humilde veredito sobre qual, de fato, é o melhor hamburguer vegano da atualidade.


Sem muito suspense: nenhum.


Posso ter frustrado alguém com essa resposta, mas vou explicar.


Por não achar nenhum o melhor, não quer dizer que não são bons, mas aqui, a gente leva em conta principalmente o custo x benefício. E, por enquanto, é impossível recomendar um produto para as pessoas que custa em torno de R$20,00 para um burguer vegano na prateleira do mercado ou R$35,00 na gôndola do restaurante. De certa forma, todos os produtos veganos industrializados ainda esbarram nesse problema, mas, de outra perspectiva tem um quê das marcas estarem se aproveitando desse ''selo verde'' fazendo dele uma ''ferramenta mercadológica''.


Por isso, a recomendação é simples: da uma olhada no youtube e tenta fazer o seu.


Vai custar menos e vai ser mais gostoso (um pouco de louça, mas...). E juro, é muito simples e divertido! E, tendo qualquer dúvida, estamos mais que de sorriso aberto para tirar qualquer dúvida :). Precisando de uma receita, manda um DM pra gente! Temos algumas receitas que são verdadeiras cartas na manga.


Um beijo e bom domingo,

Jan :).

100 visualizações
Rua São Valentim, 32, Praça da Bandeira -- 20260-110,  Rio de Janeiro, RJ, Brasil
© Verdelícia 2020